Estudo APECOM: Setor da comunicação em Portugal vale 45 milhões de euros

A APECOM – Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas desenvolve estudo sobre as empresas de comunicação em Portugal.

A APECOM – Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas desenvolveu um estudo sobre o setor da comunicação em Portugal. Através da análise dos IES (Informação Empresarial Simplificada) das 41 empresas mais relevantes do setor, concluiu que em 2017 as empresas de comunicação, no total, faturaram cerca de cerca de 45 milhões de euros. Um valor que permite concluir que os Associados APECOM representam cerca de 72 por cento do setor da consultoria em comunicação em Portugal, com uma faturação de 33 milhões de euros.

Relativamente ao número de trabalhadores, dos 539 colaboradores das empresas analisadas, 375 pertenciam, em 2017, a agências associadas, número que representa 68 por cento do setor. No que diz respeito ao valor do EBITDA, dos 6 milhões de euros registados pelo mercado, 53 por cento referem-se aos associados APECOM.

Nos últimos dois anos a APECOM reforçou a sua representatividade com a entrada de oito novos associados, tendo agora um total de 24 empresas. M Public Relations, Hill&Knowlton, Mediana, Articleland, J.L.M & A, Cunha Vaz, Wisdom Consulting e a Adagietto vieram reforçar e solidificar a união do setor das agências de comunicação em Portugal.