APECOM: Empresas associadas faturaram 25,3 M€ em 2016

As empresas associadas da APECOM – Associação Portuguesa das Empresas de Conselho em Comunicação e Relações Públicas registaram um volume de negócio de 25,3 milhões de euros em 2016, segundo a análise anual que a associação faz aos IES (Informação Empresarial Simplificada). Segundo o mesmo estudo, e analisando as mais revelantes empresas do setor – independentemente de serem ou não afiliadas da associação –, a APECOM estima que as suas associadas representem, atualmente, cerca de 86 por cento do setor da consultoria em comunicação em Portugal. Em 2016, e pelo universo de 38 empresas analisadas, o setor faturou cerca de 30 milhões de euros.

Relativamente ao número de trabalhadores, dos 401 colaboradores das empresas analisadas, 337 pertenciam a associadas (84 por cento), o que mantém a representatividade da APECOM num nível elevado. Face a 2015, o número de trabalhadores das empresas associadas cresceu também quatro por cento. Apenas no que se refere ao EBITDA, os números da representatividade da APECOM são mais reduzidos. Dos 2 milhões de euros do setor, 57 por cento são referentes às empresas associadas (redução face aos 70 por cento em 2015).

Relembre-se que a APECOM conta, atualmente, com 23 associados, tendo vindo a alargar o seu âmbito de atuação com as áreas da formação, estudos e pareceres técnicos sobre o setor da comunicação.